Home História

História

CARRANCAS MINAS GERAIS

HISTÓRICO:
Por volta da metade do século XVIII, o Capitão-Mor João Toledo Piza, Castelhano, Pe. Lourenço Taques, e outros, com suas famílias e escravos, chegaram ao local onde hoje se ergue o município, iniciando o povoamento.
Motivados pelas boas perspectivas de exploração auríferas, além da boa qualidade da terra para a agropecuária, aí se estabeleceram, construindo logo após uma capela, em torno da qual foi-se desenvolvendo o povoado.
A denominação Carrancas deve-se às escavações que os garimpeiros fizeram em uma serra localizada no município, e que formaram para quem as vê de longe as fisionomias exatas de suas caras.
GENTÍLICO: Carraquense

EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA:
Distrito criado por res. régia n.30, de 19 de julho de 1813 e Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891; transferido do Município de Turvo (depois Andrelândia) por Lei Estadual nº 319, de 16 de setembro de 1901.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o Distrito de Carrancas figura no Município de Lavras.
No quadro fixado pela Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, figura no Município de Lavras o distrito, sob a denominação de N. S. da Conceição de Carrancas ­assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o distrito se denomina Carrancas; em divisão territorial de 31-XII-1937, o distrito se denomina N. S. da Conceição de Carrancas
– e no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938, o distrito está grafado N. S. da Conceição de Carrancas – sempre figurando no Município de Lavras.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de novembro de 1938, o Distrito de N. S. da Conceição de Carrancas voltou a denominar-se Carrancas e foi transferido do Município de Lavras para o novo Município de Francisco Sales.
Em 1939-1943, o Distrito de Carrancas figura no Município de Francisco Sales. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o Distrito de Carrancas adquiriu parte do Distrito de Luminárias, do Município de Itumirim. No quadro fixado pelo referido Decreto-Lei 1058 para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Distrito de Carrancas permanece no Município de Francisco Sales. Elevado à categoria de Município pela Lei nº 336, de 27-XII -1948 que fixou o quadro territorial para 1949-53, composto de 1 distrito, Carrancas. Assim permanece no quadro fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII­1953 para vigorar no período 1954-58, comarca de Andrelândia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

IBGE

História

A região foi desbravada pelos taubateanos João de Toledo Piza Castelhanos, seu irmão, o Padre Lourenço de Toledo Taques, e seus genros Salvador Corrêa Bocarro, Miguel Pires Barreto e José da Costa Moraes. Data de sua descoberta 1718, ano em que os mesmos teriam aí fixado residência, às margens do Rio Grande. Mais tarde, o povoado viria a ser denominado Nossa Senhora do Rio Grande. A Igreja Matriz foi construída em 1720. Em seu interior possui pinturas de Mestre Joaquim José da Natividade.

Turismo

O Município de Carrancas está se tornando um verdadeiro pólo turístico em Minas Gerais. Possui uma grande variedades de Cachoeiras, Poços, Grutas e Serras. Foi eleita em 2008 pela Revista Encontro de Belo Horizonte, a 4ª (quarta) Maravilha de Minas Gerais. Atualmente vem sendo utilizada pela Rede Globo como cenário para várias novelas da emissora, exemplos: Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009), Amor Eterno Amor (2012), Império (2014), Orgulho e Paixão (2018), Espelho da Vida(2018).

Carrancas está sendo muito procurada por turistas paulistas e cariocas e por quem procura um bom descanso das grandes cidades.

A nascente do Rio Capivari está na Serra das Carrancas, acoplado ao Complexo da Zilda (com cachoeiras, escorregador natural e gruta). Este complexo ecológico consta nas áreas prioritárias para conservação da Fundação Biodiversitas e está no ecótono Mata Atlântica/Cerrado. São aproximadamente 70 cachoeiras em Carrancas.

308FansLike